3 dicas para a pintura da sua casa

 em Arquitetura Residencial

Uma pergunta frequente que surge na hora de pintar a casa ou apartamento, é: qual a tinta devo escolher? Muito importante dar atenção a esta escolha, para se ter o resultado esperado.
O acabamento fosco, por exemplo, é ideal para ambientes mais discretos, além disso, se há alguma imperfeição na parede, este tipo de tinta, ajuda a esconder.

O acabamento brilho destaca a textura da superfície onde foi aplicado, além disso a manutenção e a limpeza são mais práticas.
Existem tintas específicas para cada ambiente. O mercado oferece uma diversidade de tintas, por isso é muito importante, identificar qual é a tinta mais indicada para cada ambiente, a escolha correta vai definir o resultado da pintura e a durabilidade dela.

Ambientes internos
Para as paredes, é recomendado utilizar tinta acrílica, por ser a base de água não tem cheiro forte e sua resina é mais resistente. Esta tinta, também pode ser aplicada em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas. A limpeza de uma parede pintada com tinta acrílica, pode ser feita com uma esponja, água e detergente neutro.

Ambientes externos
Para os ambientes externos, a tinta acrílica também é recomendada, devido a sua resistência às intempéries. Além das tintas acrílicas convencionais, o mercado disponibiliza tintas específicas para ambientes externos que formam uma película emborrachada impermeável, resistente a fissuras, mofo e maresia (dica para utilizar na sua casa de praia).

Quando precisar escolher tinta para madeiras e metais, o esmalte sintético é a opção mais adequada. As tintas em spray são também uma opção bem prática, secagem rápida, fácil de aplicar e que proporcionam um ótimo acabamento. Importante ressaltar que em ambos os casos, a preparação da superfície é fundamental para o sucesso da sua pintura.

Alguns exemplos:
Tinta acrílica
Ideal para paredes de alvenaria, a tinta acrílica funciona bem em ambientes internos e externos. Existem três acabamentos disponíveis: acetinado, semibrilho e fosco.

Tinta látex ou PVA
Costuma ser a mais indicada para a pintura de paredes e tetos de áreas internas que não necessitam de manutenção constante. É uma tinta à base de água de fácil limpeza.

Tinta Esmalte
Bem resistente à chuva e Ideal para superfícies de madeira ou metal, em áreas externas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário