Atenção na hora de comprar seu apartamento na planta

 em Consultoria de Arquitetura

Chegou a hora de comprar o seu apartamento e você está pensando em comprá-lo na planta?
É bem importante que você entenda todo processo que envolve a compra desta forma, desde a construção até a fase final de entrega. Listamos alguns pontos importantes para esclarecer tudo isso.

Conheça a incorporadora
Pesquise e não hesite em pedir um acompanhamento profissional. Faça perguntas aos corretores de imóveis para conhecer bem a incorporadora. Pesquise, veja o site, busque informações de trabalhos que ela já realizou, histórico de vendas, faça uma lista de pontos relevantes.
Incorporadora e construtora são empresas diferentes e devem ser avaliadas de forma individual. A incorporadora tem a função empreendedora de articular os negócios e formalizar o registro imobiliário, já a construtora é responsável por executar a obra.

Avalie ambas, pesquise sobre a reputação da construtora no mercado. Vale uma visita em outros empreendimentos construídos pela empresa para analisar as condições das edificações. Veja como eles atuam com os prazos de entrega, verifique também se a construtora tem pendências na Justiça ou em órgãos de proteção ao consumidor.

Análise tudo que é oferecido na propaganda
Se você ficou sabendo do empreendimento por alguma divulgação na mídia ou recebeu algum material impresso, leve esse material com você na hora de visitar a incorporadora, confirme se tudo que está listando realmente está de acordo com a proposta. Não fique com dúvidas.

Detalhes da maquete
A maquete física é sempre muito atrativa no ponto de venda do imóvel, mas verifique bem cada detalhe. Observe a posição solar do imóvel, apartamentos voltados ao sul recebem menos luz solar, enquanto os com posição leste e oeste recebem sol de manhã e à tarde. O lado norte oferece boa iluminação natural o dia todo, por este motivo é sempre muito optado pelos compradores.

Documentação do empreendimento
Nunca feche o negócio sem antes ter acesso a toda documentação relacionada ao empreendimento que será construído. O projeto de construção já foi aprovado pela Prefeitura? Tem um documento que consta isso.
Você pode solicitar uma cópia do memorial de incorporação da obra, em que constam os registros detalhados da construção, os materiais e equipamentos que serão utilizados e o nome dos responsáveis pelo empreendimento.

Local e entorno da obra
É fundamental que você dê atenção ao entorno do empreendimento, por exemplo, perfil da vizinhança, barulho, acesso ao local, topografia do terreno. É um pronto que precisa da sua observação.

Condições do seguro
O seguro contratado no processo de compra e venda de imóvel deve servir de garantia para ambas as partes: para a administradora da inadimplência do comprador e para o comprador de possíveis irregularidades da administradora. Certifique-se disso para sua proteção.

Custos extras
Lembre-se que no futuro, você comprador é quem irá custear as taxas do imóvel, como, Escritura Pública e Registro de Imóveis e imposto (ITBI). Para quem vai financiar o imóvel após as entrega das chaves, é preciso também considerar os custos mantidos com a correção do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Postagens Recentes

Deixe um Comentário