Conforto Térmico

 em Sem categoria

Para que você possa entender sobre o conforto térmico, é bem importante definirmos o que é exatamente. Segundo a American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers, “conforto térmico é o estado da mente que expressa satisfação do homem com o ambiente térmico que o circunda”.

Conforto térmico tem relação direta com as pessoas, está ligado a forma que o ambiente possibilita que elas sintam -se confortáveis, e é claro que tudo isso varia em cada pessoa. Avaliar o nível de conforto térmico é bem importante, tanto na questão dos custos, quanto na qualidade e satisfação que as pessoas terão neste ambiente.

Destacamos alguns pontos importantes:
– A satisfação de estar no ambiente, o sentir-se termicamente confortável;
– Se estivermos falando de um ambiente corporativo, a performance dos colaboradores e o rendimento melhora;
– Ao identificar as condições de conforto térmico do ambiente, evita-se o desperdício com aquecimento e refrigeração.

Todo mundo gosta de estar em um ambiente agradável, onde há equilíbrio de temperatura, não está nem frio, nem calor demais. O conforto térmico é experimentado por cada pessoa de forma distinta, mesmo estando expostas ao mesmo ambiente.

A percepção acerca do conforto térmico pode mudar quando alteramos alguma variável ambiental, como por exemplo, ao se aproximar de uma lareira em um dia frio, já não há necessidade de tantas roupas para manter o estado de conforto.

Para atingir um estado individual de conforto térmico é necessário que haja uma determinada combinação harmoniosa entre fatores ambientais, físicos, psicológicos e fisiológicos.
Alguns materiais que podem garantir equilíbrio de temperatura se inseridos no seu projeto:

Madeira
Por ser um tipo de material com baixa condutividade térmica, a madeira é um dos melhores isolantes térmicos.

Telhas cerâmicas
As telhas cerâmicas são as mais indicadas para garantir o conforto térmico.

Drywall
Método de construção a seco. Ótimo para a garantia do conforto térmico, pois não absorve a temperatura externa do ambiente.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário