Hora de preparar sua casa para o inverno, já pensou em investir em calefação?
Os dias frios estão prestes a chegar, principalmente para quem mora na região Sul do Brasil. Com o início do inverno, as pessoas vão buscando diversos meios de manter a casa mais quente e dentre as opções estão: aquecedores sejam elétricos ou a gás, lareiras dos diversos tipos, ar condicionados e pisos aquecidos, o objetivo é o mesmo: realizar a calefação do ambiente, ou seja, aquecer um local fechado. No Brasil a calefação residencial ainda não é muito difundida, é mais comum nos interiores dos estados do Sul e nas regiões de serra.
Tipos de calefação
O propósito da calefação é gerar e distribuir calor. O sistema pode ser central (instalado em um ponto fixo que distribui calor pela moradia) ou local (equipamentos que aquecem um ambiente específico).
A central distribui o calor para todos os ambientes. O sistema é instalado em uma área especifica da residência, e a partir desta área saem tubulações, que são colocados na parte interna da parede e distribuem calor por meio de radiadores.
Outra forma bastante utilizada é o aquecimento do piso: consiste em um sistema elétrico ou hidráulico que é colocado sob o chão de todos os cômodos da casa. Esta opção apresenta um alto consumo de energia elétrica e um investimento em infraestrutura e equipamentos.
Já a calefação local é aquela que só aquece um ambiente específico, como lareira, ar condicionado e os aquecedores com suas diversas formas. Ideal para espaços que não precisam de aquecimento em todos os ambientes.
Um dos sistemas de calefação mais utilizados é o piso aquecido radiante, que é um sistema de tubos por onde passa a água quente, instalados sob o piso da residencial, o calor gerado estende-se por toda casa. Este tipo de calefação é considerado econômico, pois a água circula com uma temperatura menor, e os sistemas que acompanham a instalação são capazes de gerar calor de forma mais eficiente. Vale destacar é que esse sistema exige um investimento maior, mas a instalação é simples, o resultado é rápido, é um sistema de baixo custo de manutenção, e permite que a mesma máquina seja utilizada durante o verão como ar condicionado. Outro sistema de calefação elétrica de fácil instalação e manutenção é o aquecimento com radiadores elétricos por convecção: sistema limpo e de baixo consumo.