Que tal uma lareira no seu lar?

 em Arquitetura Residencial

Você está em uma região de baixas temperaturas? Incluir uma lareira na sua residência é uma grande solução para esquentar os dias frios. É importante que antes de escolher a melhor opção de lareira, você defina em qual cômodo ela será colocada. Se você está na fase de obra, nós como arquitetos podemos encontrar o melhor local, a fim de que, o calor seja distribuído por toda casa. Mas se você mora em apartamento ou na sua casa precisa de uma adaptação para que esta instalação seja feita, vamos juntos definir o melhor modelo para sua realidade, considerando a praticidade.
Vamos conhecer alguns dos principais tipos de lareira:

Lareira à lenha
Este modelo está dentre as mais tradicionais, bem-vistas principalmente na região sul do País. A lareira à lenha requer uma mão de obra especializada para sua colocação, não sendo das mais práticas de se adequar em todos os locais. O acabamento desta lareira geralmente é feito em alvenaria, pedra, concreto ou metal.

Lareira a gás
Diferente do modelo citado acima, a lareira a gás dispensa a lenha para funcionar e não necessitam de chaminé. Podem ser ligadas direto no sistema de gás encanado da sua casa. São super versáteis e você encontra em modelo linear (com pedras vulcânicas sobre os queimadores) ou com lenhas de cerâmica refratária.

Lareira ecológica
O funcionamento desta lareira é ativado com o uso de álcool. Esse modelo é de super fácil instalação. O acendimento é bem rápido e prático. No mercado, você vai encontrar diversos modelos portáteis de lareira ecológica.

Lareira elétrica
Esse modelo é semelhante aos aquecedores. Conectada a uma fonte de energia, o que facilita sua instalação em qualquer cômodo, e um dos fatores relevantes é não necessitar de chaminé, nem de limpeza, já que não produz nenhum resíduo.

Agora que você viu algumas opções disponíveis no mercado, pode escolher a ideal para sua casa, sempre levando em consideração o espaço disponível e o que está ao redor de onde você quer fazer a instalação, por exemplo, se você optar por um modelo ecológico, precisa considerar o que vai acima da lareira que está recebendo fonte de calor.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário