Climatização de ambientes

 em Arquitetura de Interiores

A climatização de ambientes é extremamente importante dentro de um projeto de arquitetura, pois além de funcional, uma construção precisa proporcionar conforto e bem-estar. Ela tem como objetivo, tornar um local termicamente favorável para quem está nele. Para isso, são utilizados equipamentos especiais, que podem ser instalados, por exemplo, no teto ou nas paredes.
Quando falamos em aquecimento de ambientes, não é possível encontrar nenhum revestimento que tenha a capacidade de aquecer o ambiente por si só, pois esses materiais não produzem energia calorífica. Todas as ações de isolamento, tem como objetivo vedar o ambiente para evitar trocas com o meio, de forma que o calor produzido internamente não vaze para o meio externo mais frio. Um exemplo disso, é que em regiões do país que são mais frias, contam com lareiras e aquecedores para que a temperatura fique mais suportável. Já nos locais mais quentes a energia produzida pelas lâmpadas, televisão, dentre outros utensílios já são capazes de manter a temperatura agradável no ambiente.

Confira algumas dicas de isolamentos eficientes:
Pisos vinílicos
Feitos de um polímero com baixa capacidade de condução de calor. Durante o frio, o solo é resfriado e se torna uma fonte de sequestro da temperatura do ambiente.

Mantas e revestimentos térmicos
A instalação pode ser feita, por exemplo, no telhado, pisos ou até mesmo nas paredes. Eles agem sobre a troca de energia, aumentando bastante a eficiência térmica do ambiente.

Dicas para refrescar o ambiente:
Faça um jardim
As plantas são capazes de reduzir a temperatura do ambiente, além disso, a umidade do solo atua como regulador natural do clima. Nas áreas externas, as arvoes podem servir como um bloqueador dos raios solares.

Opte por pisos frios
O porcelanato é um exemplo de uma ótima opção de revestimento frio, que pode gerar mais conforto.
Temos disponíveis muitas medidas simples e eficientes que podem ser aplicadas para climatizar ambientes, além disso, com ótimos custos-benefícios, que se encaixam em praticamente todos os projetos

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

arquitetura de interiores