Design consciente em ambientes corporativos

arquitetura corporativaPensando em melhorar a produtividade em sua empresa, a arquitetura corporativa é de extrema importância, já que por meio dela é possível organizar os espaços para que os colaboradores sintam maior bem-estar e conforto no local em que trabalham.

A consciência sócio ambiental e a sustentabilidade são dois dos temas mais debatidos atualmente. Praticamente em qualquer setor da sociedade existe essa preocupação, seja direta ou indiretamente.

O design consciente é uma tendência na qual os projetos de arquitetura contemplem a ideia de usar recursos renováveis, com mínimo impacto ambiental, e com formas de conectar as pessoas com o ambiente natural.

Diversas tendências surgem em conjunto com essas, como por exemplo o uso dos espaços. O espaço aberto aproveita recursos naturais, como a luz, economizando em gastos com energia elétrica.

Essa ideia também visa usar, na medida do possível, formas naturais de refrescar o ambiente, sem a necessidade um ar condicionado o tempo todo. É uma forma de conectar as pessoas com o ambiente natural, ao invés de ficar trancado e fechado em um ambiente artificial.

Você pode ver o lado de fora, ver o céu e ver outras pessoas. A integração dos ambientes externos e internos também é uma grande tendência.

Para evitar a verticalização da gestão, a adoção de ambientes mais amplos, abertos, espaçosos e unificados está cada vez mais em alta. Um layout mais aberto. A figura do chefe em uma sala separada caiu em desuso há bastante tempo e agora os colaboradores ficam todos reunidos em um mesmo local, com possibilidade e facilidade de interação entre eles.

É planejado apenas uma sala para reuniões e comunicados importantes com a equipe inteira, caso seja necessário. Ela deve ser ampla e arejada, pois também poderá servir para receber clientes.

As antigas divisórias que separavam os colaboradores foram substituídas por mesas grandes e compartilhadas, capazes de acomodar toda a equipe de trabalho. Em forma de círculo ou dispostos lado a lado, todo mundo divide o mesmo espaço.

Os moveis modulados são uma excelente opção para isso, pois podem ser feitos sob medida e de acordo com a necessidade de cada grupo de colaboradores. O mobiliário pode ser ajustado na altura e as cadeiras possuem design diferenciado.

Até recentemente, não havia muita preocupação com o design de interiores no mundo corporativo. Esse aspecto impacta diretamente na qualidade de vida do funcionário e, até mesmo, na decisão dos clientes.

Por essa razão, hoje em dia, o ambiente deve ser capaz de transmitir também os valores e a missão da empresa. Tem se buscado uma arquitetura totalmente não convencional, tornando o ambiente descontraído, o que ajuda a demonstrar o foco na inovação, cooperação e na sociabilidade.

Em ambientes corporativos as preferências são por cores claras, neutras e em tons pastel. Elas causam uma sensação de conforto para quem tem de ficar muitas horas dentro do mesmo espaço, concentrado no trabalho e nos afazeres do dia a dia.

Uma dica é usar a cor do logotipo da empresa para reforçar a marca, mas variando para os tons mais claros na paleta de cores. Assim é possível fixar a marca no imaginário dos trabalhadores e clientes, além de oferecer conforto visual aos que frequentam o espaço.

É possível usar e abusar da iluminação natural na decoração de ambientes corporativos, especialmente se a construção tiver amplas aberturas, como janelas grandes.

design consciente arquitetura corporativaA luz natural combinada com cores claras traz leveza e serenidade ao local de trabalho, permitindo que os colaboradores passem horas sem o sentimento de peso e cansaço ao final do dia.

Não tem nada pior do que terminar um dia de trabalho intenso e se sentir com a cabeça pesada, sem vontade de voltar à empresa no dia seguinte. A preocupação por deixar o ambiente corporativo cada vez mais agradável é justamente por este motivo. É preciso que o funcionário se sinta tão bem no local a ponto de não notar as horas passarem.

A decoração industrial é outra grande tendência da decoração corporativa, pois permite combinar a elegância de antiguidades com o que há de mais inovador no design. Isso será importantíssimo para criar um escritório que cause excelente impressão nos clientes, ao mesmo tempo em que se investe bastante em um ambiente funcional.

Como o design industrial é a busca de harmonizar o antigo com o novo, uma das melhores formas de transmitir essa mensagem é com a mescla de móveis planejados de madeira rústica com elementos metálicos.

A sustentabilidade ambiental pode ser uma aliada essencial, pois alguns acessórios, como as luminárias, poderão ser criados a partir de materiais reciclados de ferros-velhos ou indústrias antigas.

Para evitar o desperdício e estimular o uso consciente da água, adotar torneiras e descargas ecológicas também é uma maneira de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Existe uma forte tendência da construção de áreas de recreação e espaços de convivência nas empresas, em que os colaboradores podem ter um momento de descanso e também de lazer, com salas de jogos, lanchonete e cafeteria, quadras esportivas e ambientes de leitura.

Para tudo isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em arquitetura corporativa para deixar o ambiente de trabalho da sua empresa ainda mais aconchegante e confortável.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário