Escolha o revestimento ideal para locais com umidade

 em Arquitetura de Interiores

Na fase inicial da definição de um projeto, os clientes manifestam seus anseios através do briefing e nesse momento, muitas vezes, alguns chegam a citar seus desejos sobre revestimentos de piso e de paredes.
Sobre a escolha dos revestimentos propriamente ditos, existem ambientes que requerem obrigatoriamente que estes revestimentos possuam características especiais devido a um fator importantíssimo que é incidência direta ou não de água. Nos projetos arquitetônicos são usados três termos técnicos muito conhecidos para se referir aos ambientes: área seca, área molhada e área molhável. Estas definições diferem as áreas que são suscetíveis a incidência de água e que são mais suscetíveis a umidade das demais áreas.

Considerando esta diferença, os profissionais de arquitetura especificam materiais de revestimentos apropriados e distintos para cada uma dessas áreas, considerando principalmente a estanqueidade.
Vamos abordar um pouco de alguns materiais específicos destinados para as áreas molhadas: Normalmente as áreas molhadas são ambientes que recebem água diretamente sobre seus revestimentos como, por exemplo, banheiros, lavabos, áreas de serviço e áreas descobertas. As sacadas cobertas e cozinha se encaixam na definição de área molhável que é aquele ambiente que recebe respingos de água.

Há uma variedade de revestimentos disponíveis no mercado para decorar áreas molhadas, e dentre estes, citamos os revestimentos cerâmicos, opção mais econômica de todas. Eles têm alta durabilidade e alta resistência a fungos e bolor, além disso, variados padrões e texturas, baixa manutenção e a aplicação é simples. Vale ressaltar a atenção ao tipo de argamassa de assento e o modo correto da aplicação no momento da execução, essa atenção é válida para pisos como paredes.

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados atualmente e suas formas, polida ou natural, promovem requinte aos ambientes. Ele está disponível na forma polida ou natural e nas opções antiderrapantes, que são mais adequadas para banheiros. Elas são altamente resistentes a abrasão e muito impermeáveis, além disso, os mais rústicos são menos escorregadios. É uma ótima opção para as áreas molhadas e existe uma grande diversidade de marcas no mercado com muitos tons e texturas.

Os mármores e granitos são opções mais sofisticada que possuem dureza e abrasão muito maior que os revestimentos cerâmicos e porcelanatos, por isso seu valor é mais elevado. O mármore é um revestimento que tem uma grande possibilidade de tratamento, por este motivo é mais durável. O granito por ser uma rocha de baixa porosidade é muito impermeável, o que facilita na hora da limpeza e evita a aparição de mofos e manchas, por essa razão é muito utilizado em pisos, paredes, bancadas e pias. Existe uma gama enorme de granitos nacionais e importados: preto São Gabriel; Verde labrador, Branco Strellar , dentre outros.

O último revestimento citado aqui são as pastilhas de vidro ou porcelana, que são opções para colorir o ambiente, uma vez que sua paleta é bastante variada. As pastilhas de porcelana são mais indicadas nas áreas molhadas, sejam elas na versão convencional ou antiderrapante, porque possuem alta resistência ao contato com a água. Podem ser aplicadas em pisos e paredes, mas com muita atenção na aplicação para evitar futuras quedas das pastilhas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário