Reorganização dos espaços em tempos de pandemia

 em Arquitetura de Interiores

Não é novidade que a pandemia mudou hábitos, rotinas, espaços residenciais, comerciais e de lazer. As residências viraram escritório, academia e área de estudo para as crianças que estão em casa assistindo aula online. O ambiente de trabalho se adaptou para ampliar os requisitos de distanciamento social e essa mudança mexeu com layout das salas.
Os novos hábitos exigiram ambientes com áreas abertas, jardins, lares com espaço exclusivo para trabalhar e não comprometer a produtividade mesmo estando em casa. Os ambientes destinados a comunhão familiar também se destacaram, já que as famílias têm passado muito tempo dentro de casa. Como arquitetos, cabe a nós avaliar as melhores soluções para atender às novas demandas que este momento está exigindo, perceber funcionalidade, economia e adequação às necessidades específicas do nosso cliente; otimizar os espaços e fluxos; composição dos ambientes, garantindo o conforto e bem-estar.

Seja para iniciar um novo projeto residencial ou comercial, ou para readequar um ambiente, contar com a atuação de um profissional vai otimizar o tempo, custos e minimizar uma série de imprevistos que podem gerar problemas. Muitas pessoas se aventuram a iniciar a obra sem a atuação de um profissional e acabam tendo problemas que comprometem outros cômodos que nem estavam previstos na obra. Vale ressaltar estes pontos que merecem atenção: alinhamento das suas necessidades ao seu orçamento disponível; proteção do seu imóvel de forma geral e previsão de conclusão.

Principalmente nos ambientes compartilhados se destaca a intensificação com os procedimentos de proteção e limpeza, com isso gerou uma necessidade de ambientes com iluminação e ventilação natural e a utilização de materiais com acabamento e revestimento mais higiênicos.

A sustentabilidade também ganhou força na pandemia, os hábitos se tornaram mais conscientes, com isso os projetos de arquitetura podem optar por materiais que causam menor impacto na natureza, energia limpa, aquecimento solar e obras que tem redução de resíduos. Na arquitetura sustentável utilizamos a energia limpa e integramos de forma inteligente os sistemas de eletricidade e climatização. Leia mais sobre este assunto, clicando aqui.

Para iniciar seu novo projeto ou readequar uma estrutura residencial ou comercial, conte a HS Arquitetura, estamos há mais de 10 anos promovendo soluções em arquitetura.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

arquitetura de interiores