Confira 3 construções arquitetônicas famosas e o que elas contam sobre a história do Brasil.

1 – Elevador Lacerda, Salvador, Bahia.

construções arquitetônicas famosas - elevador lacerdaO Elevador Lacerda é um cartão postal da cidade de Salvador na Bahia e um dos ícones da arquitetura brasileira.

Sua construção foi motivada pelo grande desnível entre a cidade alta e a cidade baixa, chamado de escarpa, e que dificultava a locomoção da população e o transporte de cargas.

No início do século 17 o uso de guindastes era essencial para o transporte de cargas e as pessoas precisavam se locomover por escadarias ou longas ladeiras o que dificultava muito o dia a dia da população.

A construção do Elevador Lacerda foi um grande desafio na época.

Foram perfurados dois túneis na montanha, um na vertical para abrigar a torre e outro na horizontal para permitir o acesso à rua.

O projeto foi idealizado por Antônio de Lacerda com a ajuda de seu pai, sócio da Companhia de Transportes Públicos, e do seu irmão engenheiro.

Quando foi inaugurado, o Elevador, possuía 63 metros de altura e uma única torre com duas cabines movidas por uma máquina a vapor.

Em 1930 o Elevador ganhou mais uma torre e outras duas cabines, além de uma passarela em aço e concreto. Após esta grande reforma ele alcançou 72 metros de altura e um vão de 71 metros na passarela, passando a transportar de 32 para 128 pessoas por viagem.

2 – Palácio do Planalto, Brasília, Distrito Federal.

construções arquitetônicas famosas - palacio do planaltoO surgimento do Palácio do Planalto está diretamente ligado ao contexto histórico e político vivido naquela época quando a pedido do presidente Juscelino Kubitschek, o arquiteto Lúcio Costa iniciou um ambicioso projeto para um distrito planejado exclusivamente para ser sede do governo brasileiro.

Oscar Niemeyer, que estava em ascensão na carreira, participou como um dos arquitetos responsáveis pela construção do edifício que viria a receber os futuros presidentes da República.

A inauguração do Palácio do Planalto, em 1960, significou muito pois além de ser uma das primeiras construções inauguradas, marcou oficialmente a transferência da capital brasileira para Brasília.

Graças a Niemeyer e seus colegas, que conseguiram aplicar com maestria os conceitos do movimento modernista europeu, até hoje a arquitetura de Brasília é reconhecida mundialmente.

Se destacam no Palácio do Planalto a substituição de janelas por grandes fachadas de vidro, rejeição dos ornamentos, formas retilíneas e geométricas, separação da estrutura e da vedação, uso de pilotis criando um espaço aberto por baixo do prédio, uso de rampas, uso de grandes colunas, presença de jardins planejados e uso de painéis, murais e esculturas.

Niemeyer dizia que algumas das suas inspirações para criar o Palácio, mesmo que de forma subjetiva, era transmitir a leveza de uma pena pousando no chão. Inspiração traduzida através das grandes colunas longitudinais.

3 – Biblioteca Nacional do Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

construções arquitetônicas famosas - biblioteca nacional do brasilA Real Biblioteca Nacional teve sua fundação no ano de 1810 pelo príncipe D. João. O acervo inicial era composto por livros e documentos da Real Biblioteca da Ajuda, vindos de Lisboa juntamente com a família Real e ocupava as salas do andar superior do Hospital da Ordem Terceira do Carmo.

Em 1813 ficaram prontas as obras da nova edificação e ocorreu a transferência do acervo. Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças.

Com arquitetura típica do ecletismo do final do século XIX, a fachada mistura vários estilos históricos, possui 285 janelas com vidros em monogramas contendo as iniciais da Biblioteca Nacional.

A cobertura do prédio é de telhas francesas, com quatro claraboias de vidro, uma delas sobre a cúpula de cobre, que iluminam os vãos internos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

branding para arquiteturaescritório em casa