Casa sem paredes: entenda mais sobre o Open Plan

 em Projeto de Arquitetura

Open SpaceO conceito open plan, também conhecido como open space, surgiu nos anos 50 na qual os idealizadores repensaram o ambiente de trabalho para um formato colaborativo de divisão espacial.

Foi em Nova Iorque que surgiram as primeiras plantas abertas, tendência que vem ganhando cada vez mais a atenção dos que adoram o design contemporâneo.

O “espaço aberto” nada mais é que deixar a sua casa ou apartamento muito mais interligado.

A premissa da arquitetura para o open plan é eliminar paredes de acordo com a necessidade de cada cliente. Criar ambientes personalizados que inspire funcionalidade, leveza e integração.

Os espaços mais integrados hoje em dia são a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Também é possível deixar todos os ambientes da casa atendendo o conceito open space, como os lofts.

A planta aberta permite maior flexibilidade no projeto de arquitetura. Com isso, é possível fazer um quarto sem divisórias, ampliar o living ou integrar a sala de estar com a varanda gourmet.

casa conceito abertoNas casas open space as diferentes “divisões” são separadas pela organização dos moveis. Um sofá permitirá criar a área de salão. As cozinhas com a sua ilha dividem esse espaço e a sala com a mesa de refeição. A casa parece maior e tudo se torna bastante funcional e prático.

Neste tipo de espaço prevalece a comunicação e a socialização. Aquele sentimento de solidão que sentimos por vezes na cozinha, em um open space isso já não existe, porque a cozinha está integrada coma sala.

É fantástico para a socialização, pois podemos receber amigos e não há paredes que impeçam o relacionamento, o que favorece a troca de comunicação. Sempre com uma porta aberta, onde a casa é só uma e tudo está unido.

Uma grande vantagem é a iluminação natural, que pode ser aproveitada em vários ambientes integrados. Ter um pé-direito elevado é um grande aliado.

open planEntretanto, viver sem paredes ou com poucas divisórias pode exigir um cuidado a mais de seus moradores. Se a cozinha for integrada à sala, ela precisa estar sempre organizada e receber uma mobília de qualidade, além de eletrodomésticos elegantes.

Com toda modernidade e tecnologia, e cada vez mais o indivíduo vivendo em um mundo “virtual”, criar ambientes integrados pode até mesmo ajudar no convívio de seus moradores.

Para que o conceito open plan seja realmente agradável, é importante investir em um escritório de arquitetura. Isso demanda a contratação de um profissional para a elaboração de um projeto de arquitetura diferenciado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

arquitetura e planejamento urbanodividir ambientes com tecido