Entenda a importância do estudo de viabilidade

 em Projeto de Arquitetura

Entenda a importância deste serviço

O estudo de viabilidade é um dos serviços oferecidos por nós da HS Arquitetura, e neste texto vamos explicar o que é, para que serve e como funciona. Ele é desenvolvido tomando como base a informação que o cliente transmite, como área do terreno e o tipo de empreendimento que será feito.

Podemos dizer que o estudo de viabilidade é uma ferramenta que auxilia a empresa que articula o negócio imobiliário na tomada de decisões, que envolve a consulta de normas técnicas, regulamentos e estudo de mercado.

Para que você possa entender na prática, primeiro é realizada uma pré-seleção dos possíveis terrenos para o empreendimento, então é feita uma análise técnica e numérica. A aquisição efetiva do terreno, só deve ser feita após a confirmação da viabilidade do seu empreendimento planejado.

Na viabilidade técnica são checadas as leis urbanísticas da cidade que a obra será feita, como: plano regional, plano diretor, código de obras e exigências locais de segurança. Estes pontos são fundamentais de serem checados, pois tem impacto diretamente na viabilidade da obra.

O estudo de viabilidade de arquitetura pode ser dividido três grandes etapas:

Estudo de viabilidade técnica

Estudo de viabilidade numérica

Estudo de viabilidade financeira

Clique aqui e veja a explicação detalhada de cada um destes itens.

Além disso, é feito o estudo de implantação e volumetria, responsável por testar as possibilidades de plantas e pavimentos, o tipo de torres e implantações no terreno.

Quando um projeto é considerado inviável?

Um projeto é considerado inviável, quando tem indícios de que não irá atender às expectativas dos investidores, nem alcançar os resultados desejados. Além disso, quando não é aprovado pela legislação urbanística da cidade.

Tem riscos de lançar um projeto sem estudo de viabilidade?

Muitos riscos e que podem gerar um grande prejuízo financeiro. Como por exemplo, não ser aprovado pelos órgãos municipais, não ter feito um empreendimento direcionado ao seu público-alvo e ter dificuldades de vender posteriormente.

Nós da HS Arquitetura estamos em Curitiba-PR, atuamos com o estudo de viabilidade e estamos à sua disposição para executar este trabalho. Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário