Projeto sustentável para sua empresa

 em Projeto de Arquitetura

Preservação do meio ambiente e diminuição do impacto de grandes construções, soluções sustentáveis podem ser utilizadas no dia a dia. Quando falamos de sustentabilidade, não estamos destacando uma tendência, mas o envolvimento de boas práticas que preservam o meio ambiente, otimiza os recursos naturais e minimizam o impacto causado pelas construções e reformas das obras. Na arquitetura sustentável utilizamos a energia limpa e integramos de forma inteligente os sistemas de eletricidade e climatização.

No processo de construção, o projeto sustentável utiliza materiais recicláveis de alta durabilidade e com fabricação ecologicamente adequada, além de materiais reaproveitados e processos de reutilização responsável. E falando em reutilização a implementação de sistemas que retêm a água da chuva, captadas em calhas e ralos também contemplam os projetos sustentáveis. A água coletada da chuva, por exemplo, pode ser direcionada ao encanamento que abastece o sistema das descargas, que não exige água tratada, só necessita da força gerada pelo fluxo da água. Além disso, destacamos os sistemas inteligentes, a redução de resíduos, o uso eficiente de projetos.

Algumas práticas dos projetos sustentáveis:

Escolha os materiais corretos
Nessa etapa já começam a serem adotadas as ações de sustentabilidade, é extremamente importante que os elementos que vão fazer parte da obram sejam produzidos de forma a preservar a natureza.

Utilização de recursos naturais
A luz natural e a circulação do ar devem fazer parte do projeto, a fim de promoverem a economia na manutenção do imóvel, além de minimizarem os impactos causados pela utilização de energia elétrica.

Energia solar
Os imóveis que têm painéis solares ou células fotovoltaicas apresentam uma economia significativa na conta de luz.

Reutilização da água
A água utilizada no banho ou na máquina de lavar pode, por exemplo, ser utilizada na descarga do banheiro. É possível também captar a água da chuva, para ser utilizada nas inúmeras domésticas tarefas.

Importante ressaltar algumas características dos projetos sustentáveis:
– Visam reduzir o uso de materiais de construção;
– Priorizam o baixo consumo de energia na iluminação, refrigeração e aquecimento;
– São incentivadores das fontes de energia renováveis;
– Sempre obtém o máximo de desempenho com o menor impacto possível.

A sustentabilidade começa na construção e se estende a rotina da casa ou da empresa. O conceito de sustentabilidade nos projetos leva em conta, bem-estar, o tempo de vida da construção e dos materiais, qualidade e a durabilidade dos imóveis.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário