Um olhar humano sob a Arquitetura Hospitalar

arquitetura hospitalar

A arquitetura vem obtendo cada vez mais prestígio e confiança quando falamos da construção de hospitais, não apenas pela arte de projetar ambientes funcionais e práticos, mas também por influenciar diretamente na recuperação dos pacientes.

Com diversos estudos já feitos e comprovados a arquitetura tornou-se grande aliada a médicos e enfermeiros. Segundo alguns estudos o ambiente e suas formas atingem tanto de forma positiva quanto de forma negativa os usuários da edificação.

Ambientes com maior iluminação natural, contato direto ou indireto com a natureza e que transpassem a sensação de conforto propõem uma recuperação mais rápida.

Os médicos, enfermeiros e outros vários funcionários de um hospital necessitam de um ambiente grande e de fácil mobilidade. É essencial o cumprimento de diversas normas, aliando sempre a tecnologia, inovação e funcionalidade ao conforto e bem estar.

arquitetura hospitalar

Assim como os funcionários os pacientes também necessitam e dependem da funcionalidade pratica em prol da sua saúde. Muitas vezes, esse ambiente vem a tornar-se a residência temporária de pacientes e profissionais da saúde.

O conforto ambiental é resultado do conjunto de várias condicionantes. É preciso considerar as questões relacionadas ao conforto térmico, acústico, visual, olfativo, bem como a qualidade do ar, entre outros fatores. Os devidos cuidados do projeto com todos esses fatores podem melhorar a interação do usuário com o meio, proporcionando muitos ganhos no desempenho em suas atividades.

Ambientes pensados e projetados visando seus pacientes proporcionam uma recuperação e melhora significativamente acelerada. Por consequência todo o estresse e desconforto dos pacientes são aliviados, gerando um atendimento mais tranquilo aos cuidadores.

Um exemplo de arquitetura hospitalar pode ser observada nos hospitais da rede Sarah Kubitschek, com o projeto do renomado arquiteto brasileiro João Filgueiras Lima (Lelé) e com reconhecimento mundial pelos conceitos aplicados na construção.

Outro exemplo prático sobre a interferência direta da arquitetura nos pacientes vem sendo a construção do Hospital Erastinho em Curitiba, Paraná. A obra agora quase concluída conta toda a funcionalidade e tecnologia que um hospital necessita, sem deixar de lado a humanização dos ambientes através do uso de vários elementos coloridos, proporcionando a alegria e o conforto que todos necessitam. Vale a pena conferir!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

arquitetura e os avanços da tecnologiaarquitetura humanizada