Como personalizar a arquitetura comercial de acordo com a sua marca

 em Arquitetura Comercial

Arquitetura Comercial e identidade visual da marcaUm dos maiores desafios da arquitetura comercial é adequar o projeto da loja de acordo com a marca e o seu posicionamento no mercado.

O primeiro passo é pensar na própria marca, ou seja, qual a mensagem que será transmitida para o consumidor. Para isso é importante saber qual o público, faixar etária, estilo de vida, onde trabalha e o que gostam e defendem. É uma marca jovem ou mais madura? Os produtos e as cores são compatíveis com a mensagem que quer transmitir?

A identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo, por isso é preciso considerar as cores da empresa na hora de planejar o projeto comercial. As cores podem influenciar diretamente a experiência do consumidor.

Uma das formas é usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja de forma a sugestionar sua presença sem, no entanto, explicitar a marca.

Consiste em usar as cores da logomarca na arquitetura, repetir a marca no fundo do caixa para reafirmar sua identidade visual ao consumidor no momento do fechamento da compra, utilizar aplicações adesivas nas paredes e até estampar a marca nas cortinas dos trocadores. No entanto, sugestionar a marca de forma mais sutil ao consumidor pode dar um charme especial a arquitetura, de forma a gerar identificação sem deixar ninguém cansado de ver a marca.

Um bom exemplo é do caso das lojas que trabalham com multimarcas e de franquias, que possuem a necessidade de criação de espaços destinados a exibir bem a marca (ou marcas) que estão à venda. Essa representação costuma passar por reformulações em campanhas e estações do ano, o que leva a loja a precisar estar em constante atualização

Outra forma interessante de usar a identidade visual da marca impressa na arquitetura da loja é brincar com as cores e as formas dela, sugestionando sua presença, tanto nas paredes quanto no mobiliário e até no piso.

É importante que a linguagem da marca esteja presente na loja, desde a iluminação, nos moveis e materiais usados. A arquitetura comercial busca mostrar em todo o espaço de uma loja que a marca está presente em cada detalhe. A personalização da loja é muito importante, porém oferecer uma boa experiência é essencial para o consumidor.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Arquitetura Comercial