Entenda a diferença entre o arquiteto e o designer de interiores

 em Arquitetura de Interiores

Acredito que você em algum momento já se fez esta pergunta, pois é bem comum confundir esses profissionais, mas afinal: qual a diferença entre o arquiteto e o designer de interiores?

O equívoco muitas vezes pode gerar problemas que tem relação com a atribuição legal e a responsabilidade civil, principalmente se o designer de interiores propor alterações em paredes, aberturas e até demolições, pois este profissional não é habilitado para fazer interferência na obra física, apenas arquiteto é habilitado para interferir em estruturas físicas.

O designer de interiores elabora projetos seguindo as normas técnicas ergonômicas para criar ambientes de acordo com a acústica, iluminação e até nos detalhes que correspondem à temperatura, unindo conforto, bem-estar e estética. A atuação deste profissional é focada em ambientes internos, ele atua com projetos de interiores.

Eles podem também auxiliar o arquiteto a complementar o fechamento da obra. Entenda a diferença, o designer trabalha apenas na ambientação de espaços internos sem influenciar na estrutura do imóvel, esta função é exclusiva dos arquitetos, vale ressaltar que, além desta atividade, o arquiteto também pode atuar com ambientação de espaços.

Outra diferença está na graduação, a formação em arquitetura é um curso de bacharelado, que tem duração de 5 anos. Assim que formado, o arquiteto deve solicitar o seu registo junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado em que mora.

A formação em design de interiores é um curso técnico, com duração de 2 anos. O profissional formado pode atuar de forma autônoma, optar por ter seu próprio negócio, ou atuar como parceiro dos escritórios de arquitetura.

Saiba mais sobre arquitetura de interiores 

Nós da HS Arquitetura atuamos no desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores pra casas e apartamentos que visam reformar e qualificar os espaços internos.

Desenvolvemos ainda projetos de interiores para empresas, condomínios e incorporadoras, tanto das áreas comuns e sociais das edificações quanto de apartamentos decorados para agregar valor no momento da comercialização dos empreendimentos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

open space